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A Certificação ISO

Por Diana Cândida*

Toda vez que uma empresa obtém a ISO9001 pode ter certeza que por trás desse selo tem muito trabalho, muita responsabilidade e muita vontade de fazer o certo para entregar o melhor aos seus clientes. 

A Sigla ISO Organização Internacional para Padronização tem este objetivo padronizar processos e a Padronização é o que buscam as empresas que querem obter o selo de qualidade NBR 9001.

No Brasil a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é quem gerencia a tradução da norma e coordena o comitê que participa das revisões que acontecem periodicamente. 

Presente no Brasil desde 1984 alguns dizem 1987, essa normatização foi criada por um comitê em 1946 em Genebra na Suíça e durante todos esses anos passou por revisão aumentando a confiabilidade dos empresários e dos consumidores em comprar produtos e serviços com garantia de satisfação de cliente e garantia de qualidade. 

Inicialmente acreditava-se que a ISO era para a indústria pois foi onde se destacou, porém,  ela sempre foi para indústria e para empresas de prestação de serviços, entre elas, empresas administradoras de condomínio e associações que buscam essa certificação pois, querem garantir a todas as partes interessadas entre eles, o cliente, fornecedores, colaboradores e claro os serviços feitos por gente capacitada. 

A fase inicial é a preparação de todo processo de mapeamento e entendimento das áreas, identificação de riscos e oportunidades, criação de procedimentos e controles, como por exemplo, gráficos onde os resultados são medidos e monitorados, por fim, na fase intermediária treinamentos dos gestores e líderes de processo e na terceira fase as auditorias interna para verificar a aderência de todos no processo e finalmente a do Organismo Credenciado que após verificação de tudo que foi feito  concede a certificação que deve ser devidamente registrada no INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia).

E aí vem a pergunta porque as empresas buscam a Certificação ISO?

Podemos dizer que são por inúmeros os motivos, dos quais podemos citar alguns deles: 

  • Garantir cumprimento do Contrato; 
  • Garantir colaboradores treinados e engajados a fazer o certo sempre; 
  • Reduzir custos com gestão de processos; 
  • Disponibilizar controles e até eliminar controles que engessam o processo; 
  • Praticar a Ouvidoria através da Satisfação dos clientes; 
  • Atender requisitos de qualidade que são necessários para atingir a satisfação dos clientes; 
  • Melhorar o fluxo de fabricação e reduzir perdas por exemplo de tempo na execução de atividades do dia-a-dia. 
  • Trabalhar com planejamento e avaliar os riscos e as oportunidades de mercado bem como os resultados. 
  • Melhorar a gestão de fornecedores e todas as partes interessadas na empresa. 

Quando uma empresa se apresenta com o Certificado ISO9001 devidamente valido conforme datas no próprio certificado para os gestores de condomínio, esse gestor pode ficar confiante que todas as fases foram analisadas e são controladas e garantidas. 

E que anualmente essa empresa passa por auditoria para garantir que o processo se mantenha ou evolui ano a ano. 

Seriedade e confiança é o que o cliente encontra quando uma empresa apresenta esse selo de qualidade de reconhecimento nacional e internacional. 

Autor: Diana Cândida

*Diana Cândida é Diretora SantaISO Tecnologia e Gestão, graduada em Tecnologia Industrial, Acadêmica do curso de Direito, pós graduada em Petróleo e Gás e Mediação, Arbitragem e Conflitos. 31 anos de indústria desses, 21 anos na Gestão da Qualidade aplicação de normas ABNT e INMETRO.