Previous
Next

A nova - ABNT NBR 16747/2020 Versão Corrigida 2020

Em julho de 2020 tivemos a correção da ABNT NBR 16747 – Inspeção predial – Diretrizes, conceitos, terminologia e procedimento, que tem como objetivo uniformizar a metodologia com a criação de métodos e etapas mínimas relativas a inspeções prediais.

Cabe salientar que esta norma se aplica a qualquer tipologia de edificação sendo a mesma pública ou privada onde deve ser avaliada a edificação como um todo através de exames sensoriais por profissional habilitado.  

Podemos separar as atividades de inspeção predial em etapas:

1 – Anamnese – Pesquisas, entrevistas, levantamento histórico, levantamento documental, etc.

2 – Vistoria sensorial – Visita técnica, relatório fotográfico, análise superficial, medições, croquis, entre outros.

3 – Testes e verificações expeditas – ensaios de controle tecnológico, ensaios destrutivos, etc.

É importante para o síndico, atentar-se que para a criação de laudos de inspeção predial, devem ser atendidos os requisitos solicitados pela norma, ficando claro no ato da contração o atendimento aos mesmos.

Outro ponto pacífico é que laudos de inspeções prediais separadas por sistemas construtivos, como; estrutura, instalações, impermeabilização, vedações, entre outros, são de grande auxílio aos responsáveis pela edificação para criação de uma gestão de risco e organização de custos, com reparos e manutenções de acordo aos itens mais críticos mencionados nos laudos.

Referência: 

https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=446971

Autor: Michel Figueiredo Custódio

Formado em engenharia civil pela Escola de Engenharia Mauá, implantador de sistemas de gestão da qualidade ISO:9001 pelo Bureau Veritas e MBA em plataforma Bim – modelagem, planejamento e orçamento pelo INBEC, passagens por grandes construtoras de São Paulo em canteiros de obras/Assistência técnica e sócio fundador da DRC Engenharia.