Previous
Next

Projeto de segurança para condomínios; mito ou necessidade?

Quando em uma assembléia um dos itens da pauta é segurança os condôminos de cara torcem o nariz, imaginando em quanto o valor dom condomínio irá aumentar; mas cabe uma consideração muito importante: enquanto a segurança para condomínio for encarada como custo e não como investimento as ocorrências vão continuar a enriquecer os noticiários, como acompanhamos frequentemente. Muitos são os motivos para esta onda dos chamados arrastões em condomínios e um deles é a implementação de dispositivos de segurança sem nenhum critério técnico operacional. De Consultor de Segurança e Médico todo mundo tem um pouco, e sempre tem alguém que conhece alguma empresa ou tem interesse em participar da comissão que irá discutir o assunto que vai parar na assembléia, e pela falta de conhecimento necessário e também com a preocupação em “gastar” menos, ocorre uma discussão infundada que termina com a idéia de convocar três ou quatro empresas de segurança para sugerir o que se deve fazer para melhorar a do condomínio e é messe momento que se comete um “engano operacional”, pois as empresas convidadas vão direcional o projeto para a sua necessidade, que é vender serviços e equipamentos. 

Geralmente as empresas são escolhidas pelo nome ou pôr alguma indicação, cada uma vai até o condomínio visando vender seus produtos e serviços, como descrito acima e apresentam uma sugestão diferente; os condomínios pôr não conhecerem do assunto, na dúvida, acabam escolhendo a empresa pelo nome ou pelo menor custo, mais um erro grave, que pode custar muito caro, pois não houve um estudo detalhado e específico sobre a situação do condomínio e o que fora oferecido foi através do método chamado de achismo, isto é, vamos colocar estes equipamentos aqui para prevenção, não havendo um trabalho embasado em fatos e informações precisas. Um método totalmente subjetivo e que em um futuro bem próximo o sistema apresentado não mais atenderá as necessidades do condomínio, que momentaneamente acreditou estar protegido.

O desenvolvimento de um projeto de segurança deve ser exclusivo para cada condomínio e é de suma importância, pois através de metodologia baseada em técnicas operacionais o consultor para o desenvolvimento dos trabalhos, busca informações visitando o local, entrevistando os envolvidos direta e indiretamente no processo, analisa as plantas e demais procedimentos que o permitirá desenvolver uma análise de risco para, após este trabalho, apresentar o tratamento mais adequado, sempre visando minimizar e controlar os riscos existentes.

Vantagens da consultoria 

  • A inexistência de vínculo da Consultoria com nenhuma empresa prestadora de serviços; 
  • O desenvolvimento e implementação de Manual de Normas e Procedimentos; 
  • Acaba com o “achismo” em segurança, atuando com fatos; 
  • Evita gastos desnecessários, customizando os investimentos; 
  • Visa prevenir ações contra a vida e o patrimônio; 
  • Superior desempenho das equipes de Serviços; 
  • Aumento da segurança, visando manter a tranqüilidade e o conforto de todos; 
  • Ao Administrador um diferencial competitivo; 
  • Embasamento para futuras ações preventivas; 
  • O Planejamento profissional e adequado da segurança; 

Portanto, recomendamos antes de implantar um sistema de segurança em seu condomínio, busque informação com um consultor de segurança especializado, ele é o profissional capacitado a apresentar a solução mais adequada para a sua necessidade.

Autor: Marcos Moreno

Marcos Moreno – Consultor de segurança empresarial, tecnólogo ambiental, técnico de segurança no trabalho, bombeiro profissional civil e especialista em segurança para condomínios. Instrutor de treinamento para formação de equipes de segurança e serviços gerais; conferencista em diversos eventos, palestrante em empresas e condomínios. Atua no mercado de segurança empresarial, segurança eletrônica, serviços gerais e SSMA há 27 anos no desenvolvimento, implantação e gerenciamento de soluções. moreno@consultoriadeseguranca.com