Previous
Next

Raiva no condomínio!

*Por Arlete Aquino Dal Pino

Você síndico, sente raiva do seu morador, e ele de você, mas ambos acreditam que estão se comunicando?

 A comunicação não violenta (CNV), Método oficialmente introduzido por M. Rosenberg, que é apresentado nesta matéria pela facilitadora Arlete Aquino Dal Pino, @mãe girafa, tem por finalidade gerar uma qualidade de conexão que nos permita colaborar uns com os outros, que tal?

O que tem por trás da raiva? A frase: Toda agressão, birra ou ofensa é uma expressão trágica de uma necessidade não atendida. Esta frase faz sentido para você, amigo síndico?

O que eu proponho de forma prática é trazer para o seu condomínio uma vida harmoniosa e quero te apoiar a jogar o ”jogo da vida mais maravilhosa” ao invés do “jogo do culpado”

Há duas formas de trilhar este caminho:

1-pela confiança de que haja compreensão mútua, assumindo que nos importamos com as necessidades uns dos outros;

2- pela empatia e por um ganho além de dizer que eu sei o que o você está sentindo, pois é impossível saber antes de uma comunicação efetiva se estabeleça.

Como falamos acima, a empatia e é essencial para criarmos conexão nas nossas relações. Ela nos permite escutar além dos julgamentos e rótulos presentes na fala das pessoas e, assim, nos conectar com o que é importante para elas. Isso significa ser capaz de escutar tudo de forma passiva? Nós acreditamos que não! E é isso que a @mãe girafa quer entregar neste artigo.

 Que tal você ouvir e desfrutar das Pitadas da Girafeto, assim você poderá assimilar e refletir sobre as atividades práticas da CNV?  O que seriam as Pitadas de Girafeto?  Será que supomos, julgamos, pensamos que estas atividades não estão envolvidas com as suas necessidades como síndico ou como colaborador no ambiente de trabalho ou até na sua vida pessoal?

Eu convido você a assistir as pitadas de Girafeto.Eu criei um espaço onde através de breves vídeos e áudios, disponibilizo práticas que foram acordadas e desenvolvidas com meus pacientes. É claro que irei preservar a identidade dos mesmos.

Eu celebro a oportunidade de levar temperos do seu paladar preferido, para temperar nossos conflitos e facilitar a conexão familiar, entre amigos e até dos colaboradores no seu trabalho. Acesse as práticas pelo YouTube: @mãe girafa Aquino Dal Pino, ou pelo instagram: @mãe girafa.oficial, ou até no podcast: https://open.spotify.com/show/74iJLrf1E21rUAJXIk3ypZ?si=L9xSj-xgTxed76kp_TN8Gg

Site : http://maegirafa.com.br/mae-girafa/

Sobre como evitar que a distância nos relacionamentos de trabalho, e trago a reflexão:

“evite que as histórias que nós contamos para nós mesmos,  fiquem maiores do que realmente são”. 

Assim, o tema acima a raiva pode ser visto como uma oportunidade de rever nossos conceitos no âmbito condominial e até na nossa vida pessoal.

Vamos pensar e olhar para que aquele e-mail ou mensagem no whatsapp sejam interpretados de acordo com a intenção que tivemos ao enviá-los. Pega seu cafezinho ou seu chá e vem fazer essa pausa com este texto abaixo?

A @mãe girafa, Arlete, também pode, através de práticas online, demonstrar como quebrar o piloto-automático e se libertar do ciclo de reclamações encontrando novas formas de agir e interagir no mundo.

Eu sou Arlete Aquino Dal Pino-  @mãe girafa 

Gratidão !

Autor: ARLETE AQUINO DAL PINO

Psicopedagoga clínica, já atendeu centenas de jovens, adultos e casais,
psicopedagoga institucional com experiência de mais de 29 anos nas
funções de direção, coordenação e orientação de escolas,
psicopedagoga da equipe que dirigiu o Projeto REENGE / ITA
(Reengenharia do ensino de engenharia do Instituto Tecnológico de
Aeronáutica, coach de crescimento pessoal com formação no (IBC)
Instituto Brasileiro de Coaching, palestrante, empresa e YouTuber @mãe
girafa, âncora do programa @prosa criativa Web radio @vivência
espirita, facilitadora da CNV. Contatos: WhatsApp (Oi) 12 99167-7663