Previous
Next

Como foi a sua formação profissional de síndico?

   Quero compartilhar com vocês algumas reflexões sobre os mais diversos Cursos de Formação de Síndico Profissional, são inúmeros os cursos oferecidos e percebo um ponto em comum em todos eles, o foco somente nas questões técnicas. Claro que as questões técnicas, sejam jurídicas, administrativas, manutenção, entre outras, são importantes para o desenvolvimento do síndico. 

   No entanto, … Pensa comigo! Todas as questões técnicas, o síndico pode terceirizar por especialistas de sua confiança, sejam advogados, engenheiros, gestores de manutenção e administradoras, que estão no mercado para auxiliar os síndicos no desenvolvimento de suas funções. Agora, a condução de uma assembleia, o relacionamento com conselho e com os condôminos, não dá para terceirizar, são atividades de suma importância que deve ser conduzida de forma personalíssima pelo Síndico. 

   Infelizmente, conhecemos vários condomínios sendo geridos por Síndicos Fantasmas, já ouviu falar deles, mesmo sendo síndicos profissionais se escondem, não aparecem, deixando as assembleias serem conduzidas integralmente pela administradora, não cria comissões de moradores para contribuir com a gestão, não conversa com os condôminos, ou seja, não tem as competências de comunicação. Com isso, perdem inúmeras oportunidades de realizar excelentes projetos para o bem do próprio condomínio, gerando queixas intermináveis.

   Estamos vivendo um momento de crise, por conta do COVID-19 e o síndico precisa ser o protagonista com uma boa interlocução na gestão da crise no seu condomínio. As competências socioemocionais que incluem a habilidade que cada um tem de lidar com as suas próprias emoções, desenvolver o conhecimento de si, colaborar com os outros, mediar conflitos e ser um solucionar de problemas, nunca foram tão requisitadas, quanto no atual momento, convido você para conhecer o conteúdo programático do Curso de Formação de Síndico Profissional da Abrascond, foi desenvolvido pela Diretoria Pedagógica com muito cuidado para oferece um conteúdo impar no segmento condominial.

Ronaldo de Araújo – O Prof° Síndico

@ronaldoi3g

Curso de formação de síndico profissional

Próxima turma com início no dia 10/06/2020VIRTUAL AO VIVO

Módulo básico

  • A ADMINISTRAÇÃO: Tipos de administração; Atribuições da administradora; Atribuições do síndico; Planejamento: Organização e controle; Previsão orçamentária: Previsto e realizado; Demonstrativo financeiro; Prestação de contas.

     

  • A LEGISLAÇÃO: Introdução ao Direito Condominial.

   O PROFISSIONAL: O síndico como profissional estratégico; Mapeamento do perfil comportamental do Síndico; Diferenças comportamentais nos condomínios; Gestão e redução dos conflitos.

Módulo Intermediário

  • APRIMORANDO A MANUTENÇÃO: Definições e riscos de obras e manutenções; Tipos de obras: voluptuárias, úteis e necessárias; Agenda e períodos; Medição da eficiência das atividades.
  • A ADMINISTRAÇÃO: Contabilidade: Conceito e definições; A contabilidade em um condomínio; A gestão financeira com foco na redução de custo; O condomínio de alta performance.

     

  • A LEGISLAÇÃO: O Síndico: competências, mandato, destituição, renúncia, conselho fiscal e consultivo, atribuições legais do síndico, cuidado com ações trabalhistas, o síndico é o representante;

     

  • PATRIMÔNIO: Conceitos – Controle de Acesso e Segurança; A segurança eficaz; Tipos de portarias; Principais cuidados; Normas e procedimentos; Pensar com a mente do bandido.

Módulo Avançado

  • COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA: Oratório com PNL (Programação Neurolinguística); Falar em público com segurança e naturalidade; Aprender a lidar com o medo, o nervosismo e a insegurança; Aumentar a sua autoestima e confiança; Desenvolver raciocínio lógico e argumentação criativa. 
  • O JURÍDICO COMO PARCEIRO ESTRATÉCIO: Conhecendo Lei 10.931/04 (patrimônio de afetação de incorporações imobiliárias); Lei 4.591/64 (Lei do Condomínio); Lei 8245/91 (Lei do inquilinato); Tipos de assembleias e seus assuntos (convocações e quórum).
  •  SINDICATURA – A PROFISSÃO DO AGORA: OK! Sou síndico profissional. E agora? Como vender meus serviços? Como fazer a precificação dos serviços? Como fazer networking eficaz; Marketing pessoal – A postura do síndico profissional nas redes sociais.

Autor: Ronaldo de Araújo

Diretor Pedagógico da ABRASCOND, Síndico Profissional, Formado em Direito, Contabilidade, Especialização em Desenvolvimento de Pessoas – Coach, PNL e Assessment DiSC, Diretor do Grupo i3G Serviços Condominiais