Previous
Next

Qual o melhor perfil do síndico?

O mapeamento comportamental como diferencial competitivo para a área condominial

Entendemos que a sindicatura, seja profissional ou orgânica exige alto grau de autoconhecimento. Em meados de 1920, o psicólogo americano Dr. William Moulton Marston, inventor do conceito que deu origem ao polígrafo, escritor de histórias em quadrinhos e o criado do personagem da Mulher Maravilha uma de suas criações que ficou mais conhecida, em seu livro “Emotions of Normal People” escreveu sobre os seus estudos do comportamento humano realizados na Universidade de Harvard onde desenvolveu o Conceito DISC, um acrônimo em inglês, que apresenta que somos seres humanos quadriformes.

O Conceito DISC é universal e comprova que o nosso comportamento é composto por um, dois ou até três perfis comportamentais predominantes, o que faz com que interagimos e criamos a nossa relação interpessoal, sendo a base da nossa comunicação e entendimento. Para um melhor entendimento e ter uma melhor fonte de esclarecimento, vamos chamar os (D) Dominantes por Executores, os (I) Influentes por Comunicadores, os (S) Especialista por Planejadores e do (C) Conformistas por Analista.

Vamos expor cada um dos perfis para que você possa identificar-se ou mesmo identificar as pessoas de seu relacionamento, seja os membros do conselho ou mesmo alguns condôminos.

As pessoas do perfil EXECUTOR: Tem como motivador a superação de obstáculos para alcançar seus resultados. Sabe aquela pessoa que, quanto mais difícil melhor, quando tudo está um caos esse perfil consegue conduzir a situação, busca alterar o seu meio. É um perfil que gosta da disputa, em alguns casos somente pelo gosto da vitória, esse perfil gosta de ganhar sempre.

O importante para o perfil executor é fazer rápido
Valoriza os resultados atingidos.
Buscam resultados através de domínio e poder

As pessoas do perfil COMUNICADOR: Tem como ênfase em influenciar e agregar pessoas, podemos dizer que esse perfil é um ser sociável. Sabe aquela pessoas que é espontânea e adorar conversar com as pessoas, em alguns casos ficam tempo demais somente conversando, em algumas situações de forma superficial em suas conversas somente para ser agradável.

O importante para o perfil comunicador é fazer diferente.
Valoriza as relações interpessoais, convívio social.
Buscam seus resultados através de prestígio, persuasão e popularidade.

As pessoas do perfil PLANEJADOR: Tem com ênfase está em cooperar com o outro, não gosta de mudança brusca de rota, valoriza o processo e sistema, tem a preferência em finalizar uma atividade para dar início a outra, precisam de mais tempo para início algo por necessidade de mais informações.

O importante para o perfil planejador é fazer junto.
Valoriza o outro.
Buscam resultados através da persistência, continuidade e organização.

As pessoas do perfil ANALISTA: Tem sua ênfase em desenvolver tarefas com precisão e qualidade, esse perfil são bons gestores da qualidade, tem como princípio fazer a coisa certa.

O importante para o perfil planejador é fazer certo
Valoriza: Organização
Buscam resultados através de controle e exatidão.

Reforçando que não temos um único perfil, nossas ações é uma composição de até três perfis predominantes, por isso a importância de conhecer todas as características dos perfis para buscar e desenvolver as características que precisa de acordo com o contexto que está vivendo.

Pense um pouco:
Você percebe que obtém os melhores resultados, são aqueles síndicos que sabem se comunicar? … Ou aquele que pouco se importante com o outro?

É fato que o síndico que tem empatia, que compreende que o significado da comunicação é o resultado que se obtêm, que conhece o seu perfil comportamental. Esse profissional consegue melhores resultados.

Caso queiram saber mais, venha participar dos Cursos da Abrascond, aqui nós conhecemos e fazemos Gestão Comportamental e Pessoas.

Autor: Ronaldo de Araújo

Diretor Pedagógico da ABRASCOND, Síndico Profissional, Formado em Direito, Contabilidade, Especialização em Desenvolvimento de Pessoas – Coach, PNL e Assessment DiSC, Diretor do Grupo i3G Serviços Condominiais