Limpeza durante a pandemia de COVID-19 para condomínios e suas áreas comuns

Por Ana Claudia Dantas*

Pensando em padronizar os protocolos de limpeza durante a pandemia da Covid-19, através das orientações da OMS, Ministério da Saúde e Associações do mercado de Limpeza Profissional, diversos manuais, foi publicado, com informações básicas para auxiliar condomínios residenciais e comerciais, para o melhor desempenho de suas atividades, colaborando na diminuição do risco de disseminação do novo Coronavírus. Tratando de um vírus novo, que vem sendo estudado, mas ainda não liberaram nenhuma vacina, este texto te ajudará com medidas imediatas de prevenção e controle da transmissão. Mudanças poderão ocorrer a qualquer momento, a partir de novas diretrizes do Ministério da Saúde, OMS (Organização Mundial da Saúde), ANVISA e demais órgãos da saúde.

Sabendo que a limpeza tem este papel importante dentro do atual contexto, além dos cuidados pessoais, limpar e desinfetar os ambientes corretamente, de acordo com as normas e protocolos é importante destacar a entidade como ANVISA – que assegura o uso de produtos químicos registrados é são as ferramentas mais eficazes para frear o Coronavírus. Portanto, antes de iniciar qualquer atividade de limpeza e desinfecção, os colaboradores devem seguir rigorosamente as indicações nos rótulos dos produtos e fazer uso dos EPI´s. Os procedimentos também devem ser realizados com rigor para assegurar que o ambiente seja limpo e esteja saudável para que as pessoas possam utilizá-lo com segurança.

principal orientação é aumentar a frequência do processo de higienização de superfícies, com máxima atenção às áreas onde ocorre maior contato das pessoas, como:

APARELHOS DE TELEFONE E INTERFONE –  CORRIMÃO – BARRAS DE APOIO – BOTÕES DE ELEVADORES – TECLADOS -MOUSES – MESAS E CADEIRAS – MOBÍLIAS EM GERAL – CONTROLES REMOTOS – BANCADAS – TORNEIRAS – FECHADURAS –  INTERRUPTORES.

Antes de iniciar qualquer processo de limpeza e higienização, devemos higienizar as mãos e colocar os EPI´s necessários para a atividade. Todos os materiais utilizados no procedimento devem ser preparados previamente, como à separação dos panos secos. No caso dos produtos que serão utilizados para a limpeza, exemplo: preparar o pulverizador que deve sempre estar identificado com o nome do produto que está sendo colocado. Preferencialmente, utilizar diferentes equipamentos, panos, esponjas para os processos de limpeza e desinfecção em ambientes diferentes. Em relação à gestão de resíduos, os ambientes sem suspeita de contaminação devem se retirar o saco da lixeira e realizar o descarte de forma costumeira, para ambientes com suspeita ou confirmação de contaminação para o correto descarte consultar normas e determinações vigentes em: 

 http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/classificacao_risco_agentes_biologicos_3ed.pdf

Mantenha as boas práticas para manter o condomínio limpo e conservado, é muito importante que cada condomínio crie seu próprio manual de procedimentos de Limpeza, atualize seu cronograma com frequência, garanta que os funcionários tenham acesso às informações que são atualizadas pelos órgãos responsáveis. 

Toda norma criada de limpeza tem que ser dentro da realidade do condomínio; pense se os funcionários estão aptos a atender ou se adequar ao manual elaborado.

  • Estabelecer frequência de limpeza das áreas.
  • Estabelecer rotina de limpeza especial.
  • Reforçar a sanitização das superfícies mais tocadas.
  • Áreas como academia e playground devem ser sanitizadas antes da abertura ou no fechamento para estar liberada para seu uso.
  • Manter em estoque materiais de limpeza e EPI´s mais utilizados, como desinfetantes bactericidas, álcool 70%, álcool em gel, hipoclorito de sódio e outros escolhidos pelo seu condomínio.
  • Invista em materiais adequados.
  • Priorize o uso de equipamentos de segurança.

E para mais orientações sobre como aperfeiçoar a gestão de limpeza no condomínio em tempos de crise ou não, acompanhe as dicas:

Abrascond revistaabrascond.com.br/ 

Omega Service serviceomega.com.br

Autor: Ana Claudia Dantas

Sócia da Omega Nova Terceirização em São Paulo Graduada em Pedagogia pela Universidade de Araras, Coordenadora de Treinamentos de Facilities, Consultora de Facilities de Condomínios e Empresas

anaclaudia@serviceomega.com.br

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