Previous
Next

Por Reginaldo Silva*

Morar em condomínio geralmente requer muito jogo de cintura para manter uma boa convivência com os vizinhos.

Mesmo que você não queira, vai acabar esbarrando com alguns deles pelo corredor, elevador ou em alguma outra área comum. O contato dentro do condomínio é quase sempre inevitável

Ao longo do tempo morando em um condomínio, você irá se deparar com todo tipo de vizinhos.

Por isso separamos aqui uma lista dos perfis mais comuns:

Vizinho barulhento

Esse é o terror de todo mundo, inclusive do síndico, que escuta reclamações diárias sobre ele. É aquele morador que parece ter uma escola de percussão em casa, as pessoas até se perguntam como ele consegue fazer todo esse barulho.

Escuta música alta fora do horário, quer mudar os móveis da casa às 22h em um dia de semana ou acha que é uma boa ideia colocar um quadro novo na parede altas horas da noite.

Vizinho reclamão

O vizinho reclamão é outra figura caricata em condomínios, ele está sempre participando de tudo, mas geralmente é só para poder falar mal depois. Quem nunca cruzou com ele no corredor e não ouviu algo como: “você viu como essa pintura da parede está horrível? Eu falei para ser de outra cor”

É aquele que na assembleia faz o síndico testar sua grande paciência como gestor.

Vizinho carente

Esse é aquele que quando te encontra no corredor, fala por meia hora sem parar. Ele sempre tem assunto, mostra fotos dos gatos, da família e te convida todo dia para um almoço de final de semana.

É uma pessoa muito querida, mas as vezes você só quer ir para casa descansar depois de um longo dia de serviço, e ele ainda está na metade da história que começou a contar lá no elevador.

Vizinho invisível

Esse vizinho é aquele que você leva um susto quando encontra no condomínio, porque você jurava que ele havia se mudado há meses.

Sempre muito quieto, algumas pessoas nem sabem o nome dele, aparece poucas vezes e não participa muito das questões do condomínio.

Vizinho excêntrico

Você já se preocupou várias vezes ao passar em frente ao apartamento dele e notar uma fumaça saindo de lá, mas no fim das contas, era só incenso. Os outros vizinhos costumam reclamar sobre isso às vezes.

Ele está sempre de bem com a vida e fala coisas sobre os planetas que você não entende muito bem, mas que parece interessante. As vezes te dá alguns conselhos estranhos, mas no geral é gente boa.

Vizinho que ama animais

Sempre que você o encontra ele está passeando com o cachorro, em todas as assembleias ele sugere a construção de uma área para animais, um pet parque ou algo do tipo.

Todo animal abandonado que aparece no condomínio ele é o primeiro a se oferecer para cuidar, vive entregando a todos do condomínio panfletos de alguma ONG.

Os vizinhos mais próximos as vezes ficam loucos com os latidos ou miados vindos do apartamento dele.  Ele jura que tem só três animaizinhos, mas todo mundo sabe que é bem mais.

Vizinho Fit

Sempre que você o encontra no elevador ele está vestindo roupas de malhar, e sempre que você vai na academia encontra com ele por lá. Muitos moradores já pediram aquela dica de como fazer um exercício ou melhorar a dieta. Ele já é quase que um personal para os frequentadores da academia do condomínio.

E então, qual deles você acha que é o seu vizinho? E você, em qual deles se encaixaria? Deixe o seu Ponto de Vista perante o dia a dia do seu condomínio e juntos vamos discutindo dicas e sugestões para fazermos de seu condomínio um ambiente mais saudável de convivência e praticidade.

Autor: Reginaldo Silva

Presidente da ABRASCOND – Associação Brasileira de Síndicos Profissionais e Condomínios, Síndico Profissional e Técnico em Administração de Empresas, 19 anos de experiência como Síndico Profissional, 07 anos em administração e consultoria de condomínios, Diretor Comercial da empresa Re9 Administração de Condomínios, experiência em avaliações de contratos e adequação as novas necessidades dos síndicos, Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física – FEFISA, CREF/SP 045218-P.

BELIZA MARIA BELEZA BRANDÃO

Advogada, sócia proprietária do escritório Beliza Brandão Sociedade Individual de Advocacia, graduada em direito pelo UNICEUB, pós graduada em advocacia empresarial, contratos, responsabilidade civil e família pelo Instituto Brasiliense de Direito Público, Presidente da Comissão de Direito Condominial da Subseção Gama e Santa Maria/DF.